Apoio à Unioeste, Unila e Instituto Federal do Paraná

PCB Foz 9 de setembro de 2012 Comentários
Apoio à Unioeste, Unila e Instituto Federal do Paraná

Foz do Iguaçu deve ampliar suas relações com a Unila, a Unioeste e o Instituto Federal do Paraná. Comunidade e universidades públicas têm projetos tímidos quando pensamos no tripé ensino, pesquisa e extensão. Muitas vezes, aliás, parece que um está de costas para o outro, quando na verdade fazem parte do mesmo ambiente.

A prefeitura tem o dever de incentivar os projetos das instituições, bem como articular apoios para resolver problemas que se arrastam há tempos. No caso da Unila, em especial sobre seus acadêmicos, é preciso prevalecer o sentimento de integração latino-americana, repudiando ações de xenofobia e de preconceito.

Já a Unioeste não recebe ajuda da prefeitura, apesar de sua importância histórica para os moradores de Foz do Iguaçu.  O município precisa apoiar a política de assistência e permanência dos universitários na cidade. Essa mesma atenção daremos ao Instituto Federal do Paraná, que também enfrenta problemas em seu campus na fronteira.

Vamos melhorar o transporte coletivo urbano e ampliar o uso do cartão do estudante para todos os dias e horários a fim de garantir a participação de todos os universitários em projetos de extensão. Também vamos apoiar o papel do restaurante universitário, creche universitária, Casa do Estudante e um ginásio poliesportivo.